Perguntas frequentes

 

A acupuntura tem alguma contra-indicação?
Não, qualquer pessoa pode fazer acupuntura, desde crianças até pessoas idosas.

Posso misturar outros tratamentos com a acupuntura?
Sim, é possível associar a acupuntura a outros tratamentos. Fisioterapia, remédios alopáticos, psicoterapia, homeopatia entre outros tratamentos, sendo que esses serão beneficiados pela associação com a acupuntura, ocorrendo desde a aceleração e a facilitação de processos terapêuticos até a redução das doses dos remédios utilizados.

Existe acupuntura preventiva?
Sim, existe, por exemplo, se o paciente tem histórico na família de hipertensão, pode ser feito um tratamento prevenindo-o de algum dia desenvolver a doença. Melhor dizendo TODO TRATAMENTO COM ACUPUNTURA DEVE SER PREVENTIVO!!!

A acupuntura trata doenças degenerativas?
Trata sim, mas nesses casos a acupuntura atua diminuindo os sintomas e melhorando a qualidade de vida do paciente.
Parkison, Alzhermer, AVC(derrame), câncer, artrose, esclerose múltipla.

O que não se deve fazer após uma sessão de acupuntura?
Mesmo depois da retirada das agulhas, os pontos continuam sendo estimulados por mais ou menos duas horas. Por isso, durante este período, evite esforços físicos, pois estaria bloqueando a liberação de endorfina.

Uma aplicação de acupuntura é dolorida?
Geralmente não, pois as agulhas são muito finas e existe uma técnica para inserí-las. Nos pontos mais sensíveis é possível sentir apenas uma leve picada ou um pequeno choque.

Como funciona e quanto tempo dura um tratamento com acupuntura?
Depende muito de cada caso. Geralmente, problemas físicos tais como dores nos ombros e tendinite recomendamos que o paciente realiza pelo menos 12 aplicações, de até uma hora de duração. Nos casos crônicos e nos problemas emocionais pode estender a mais sessões, depende do metabolismo de cada paciente. A aplicação costuma ser semanal, entretanto em casos mais graves recomendamos a freqüência de duas aplicações semanais.

Após termino do tratamento quando volto a fazer acupuntura?
Em nosso projeto o paciente que decide quando quer parar o tratamento. Nós indicamos que seja feito um tratamento progressivo, pois nosso principal foco é trabalhar com a prevenção e não somente com o tratamento de doenças instaladas.